fbpx

CIDADANIA

A escola é um dos espaços mais importantes para a aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo, pois, nesse ambiente responsável por parte da construção da identidade do aluno,    formamos cidadãos sociais e críticos. Por isso, acreditamos que ações que estimulem a cidadania na escola são inerentes ao seu cotidiano.

 Desenvolvemos em nossos alunos o diálogo crítico, observando as regras de convivência social e como elas são fundamentais para a harmonização coletiva, assegurando que todos tenham  direitos e deveres preservados e ressaltando as consequências do desrespeito a isso!

Estimulamos a empatia, de forma criativa e engajadora, através de Projetos Pedagógicos e utilizamos recursos didáticos, como: poemas, histórias, jogos e música, a fim de construir, através do ensino-aprendizagem, cidadãos capazes de transformar a sua comunidade, ao fazer a sua parte para o bem da sociedade.

Acreditamos que os sentimentos de comunidade e colaboração tornam o aprendizado significativo para todos, e esse senso de significado compartilhado está no centro de um conceito chamado mentalidade de benefício.

Ensinar habilidades de cidadania isoladas não constitui aprendizagem de cidadania. O aprendizado só ocorre,  quando essas habilidades são usadas para desenvolver o conhecimento da cidadania e, em seguida, são aplicadas a um contexto do mundo real.

Ressaltamos a importância da Educação Socioemocional, que é especialmente importante na sala de aula, onde o desenvolvimento emocional e social de cada aluno afeta diretamente seu desempenho acadêmico. Através disso, desenvolvemos valores básicos de cidadania,  tendo como foco: cooperação, sinceridade, perdão, respeito, boa comunicação, solidariedade e bondade.

Com esses conceitos, os alunos são ajudados no seu desenvolvimento de capacidades e responsabilidades, além do crescimento em suas relações interpessoais, pois perceberá que seus direitos serão garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos outros e vice-versa.

Ajudar os alunos a explorar a cidadania e conectá-la às suas vidas é a chave para a verdadeira compreensão.

Com essas ações l, revelamos grandes cidadãos!