fbpx

Quem estava lá garante: valeu a pena acordar cedo sábado de manhã, vestir o uniforme e ir para colégio conferir a peça baseada no livro Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa*. exigido no exame de qualificação da UERJ. O evento marcou a abertura do projeto de vestibular do Ícone Colégio e Curso.

Nas 3 sessões lotadas, os atores do grupo Palco Literário intercalaram os contos A Terceira Margem do Rio e Espelhos, e emocionaram os alunos. “É muito bom ver alguém interpretando o texto, dando vida ao sentimento dos personagens. Fica mais fácil de memorizar o livro”, explica a aluna da 3ª série Lorena Angelucci. “A atuação, entonação, movimentação em cena, foi tudo perfeito”, elogia Isabelle Molarinho, aluna da 3ª série e estudante de teatro. O objetivo, além da preparação para o exame, é a transformação do indivíduo pelo envolvimento com a escola. Fernando Venâncio, diretor do Ícone, enfatizou: “Aproveitem essa oportunidade para aprender e também para levar essas reflexões para a vida de vocês”.

E vem mais por aí. “Esses projetos são um diferencial na preparação para o Enem e o vestibular. Já estamos preparando mais uma edição do Ícone em Cena para a segunda qualificação da UERJ, em agosto”, afirma o coordenador Thiago Coutinho.

*Guimarães Rosa foi um dos principais representantes do regionalismo brasileiro, característica da terceira fase do modernismo. Com uma linguagem fiel à popular, o escritor conseguiu inovar a literatura. Ocupou a cadeira nº 2 na Academia Brasileira de Letras. Pela importante obra literária, chegou a ser indicado para o prêmio Nobel de Literatura, mas morreu no mesmo ano e a sua indicação foi impedida.