Música, vídeos e show de stand up fizeram parte do evento que teve como uma das atrações o comediante Victor Sarro
Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, o Colégio Ícone realizou no Kinoplex do Via Parque um aulão que contou com a participação de aproximadamente 40 professores, 300 estudantes do ensino médio além dos alunos que fazem parte apenas do pré-vestibular. Quem também esteve presente como atração especial foi o comediante Victor Sarro, o qual realizou um show de stand up que compôs um evento de alegria, expectativas e boas lembranças para o futuro.
Um dos principais objetivos do evento foi acalmar os ânimos através de vídeos, apresentações musicais, ao mesmo tempo em que era realizada uma revisão abrangendo questões de inglês, espanhol, português, história, sociologia, artes, geografia, filosofia e redação, por exemplo. Em sua fala durante a abertura, o diretor Mateus Lima agradeceu a presença de todos nesse dia importante para o colégio e enalteceu o trabalho empenhado pelo corpo docente, em especial o coordenador Thiago Coutinho.
Ele também afirmou que este dia será perpetuado como uma lembrança especial: “Temos muitas horas de trabalho de cada professor, de cada coordenador, principalmente do Coutinho. Gostaria de agradecer em nome do Ícone a cada um de vocês por fazerem parte desse momento. Eu fico imaginando daqui a 30, 40 anos, vocês sentados na mesa com seus netos e eles perguntando como foi prestar o vestibular. Talvez da boca de vocês surja ‘eu estudei no colégio Ícone’ e para nós é uma honra proporcionar ferramentas para vocês estarem competindo com alunos de todo o Brasil. Fazer parte desse momento da história de vocês é sim uma gratidão”, conclui.
Psicóloga do Ícone, Renata Rocha explica de que maneira o aulão contribui para o psicológico dos alunos: Eles já tem um ano de muita ansiedade, uma carga emocional muito grande, então um dia antes dessa prova, a qual é a concretização de todo um trabalho que eles tiveram durante o ano, é importante a gente separar um momento para eles rirem, se divertirem, cantarem junto com a gente e interagirem. Isso ajuda a eliminar aquela expectativa grande e baixa o nível dessa ansiedade para que eles possam ir pra prova com força total!”, reforça Renata.
Durante sua apresentação, a psicóloga apresentou uma cena do filme “Desafiando Gigantes” (2006), a fim de ilustrar os conceitos de resistências física e emocional. “Da mesma forma que havia o treinador dizendo ‘eu sei que está difícil, sei que está doendo e você não aguenta mas continua’, amanhã vocês precisam ouvir a voz de todos os professores que estiveram presentes durante o ano inteiro e também estarão mandando energias positivas no ENEM. Não desistam: o cansaço vai bater, a insegurança vai falar mais alto, mas vcs precisam ouvir a voz do coração e da razão dizendo ‘continua, vai dar tudo certo’”, conclui emocionada.
O coordenador Thiago Coutinho conta que é o segundo ano em que é feito o aulão em um cinema com esse formato e destaca a forma como o Ícone vem crescendo. “A gente acredita muito no que faz. Por isso, em 2015 com pouquíssima expectativa, em uma turma de 18 alunos aprovamos seis alunos no vestibular; em 2016 com uma turma em torno de 55 estudantes, houve aprovação de 15 ou 16 alunos. A gente acreditava muito em 2017 com a turma que seria nossa primeira turma de terceiro ano integralmente do Ícone e de 84 alunos, me orgulho em dizer que no final chegamos a 57 aprovações. Nada disso seria possível sem o auxilio da coordenação do fundamental, do médio, da direção e principalmente de quem está sentado aqui”, aponta para os professores.
Ele também fala um pouco sobre o que leva a construir essa iniciativa: “A gente acha que tem que ter esse momento, uma catarse coletiva, botar para fora as emoções, rir um pouco, por isso a ideia de trazer o Victor, enfim, fazer um momento de relaxamento e um abraço: pegar esse aluno no colo até o dia da prova”, conclui.
O comediante Victor Sarra trouxe descontração e muita risada com piadas sobre os mais variados temas: desde os estudos até mesmo situações engraçadas do cotidiano. Surpreso, ele afirma que é a primeira vez que vê uma iniciativa desse tipo. “É muito interessante ter um colégio que convida alunos a um aulão. Pude ver aqui hoje o carinho de todos os funcionários incentivando esses jovens a ir bem no ENEM e mostrando que a escola acredita neles. Isso é fundamental. Eu nunca vi um colégio fazer um aulão pré ENEM com vídeos, entusiasmo, com todos os professores presentes querendo que eles passem e incentivando a ter um futuro melhor. Eu acho incrível, estou muito contente por fazer parte disso”.
Victor também conta de que forma ele espera ter contribuído para esse momento importante para os alunos presentes no aulão: Eu espero que cheguem lá relaxados, confiantes, e espero que eles entendam o recado de que tem que ter amor no que faz. Não tive a oportunidade que eles tiveram e achei incrível a chance dos alunos terem uma aula pré-ENEM, poder ter um comediante divertindo eles. Peço que aproveitem ao máximo, façam tudo com amor independente da profissão que escolherem.”
E por falar em escolher a profissão, Júlia Ferreira, estudante do pré-vestibular (unidade Taquara) que espera conseguir passar para o curso de Medicina, conta a importância desse aulão e de que forma contribuiu para esse momento tão importante. “A escola tem um carinho com os alunos que traz um tom de família, que tem apoio sempre que você precisar, seja conversando eu acho que esse apoio foi fundamental. Espero passar para medicina!”, afirma ansiosa.
Já o Marcelo Rodrigues do terceiro ano da mesma unidade, reforça a importância da presença do corpo docente. “O aulão foi bom porque relembra um pouco do que aprendi durante o ano, deixa a gente um pouco mais calmo para fazer a prova, então é muito bom isso aqui porque você tem seus professores ali com você e torcendo por você e isso ajuda muito, acredito que deixe muito mais calmo”, conta.
Victoria Mairink deseja cursar Odontologia e está no terceiro ano da unidade Pechincha. Ela conta como se sentiu durante o evento: “Eu gostei muito porque o colégio Ícone é muito acolhedor então ele dá o total preparo para a gente e tira o nosso nervosismo. É muito bom e vou sentir muita falta disso aqui no ano que vem”, conclui.
O colégio Ícone tem como uma de suas metas para os próximos anos tornar uma tradição o aulão pré-ENEM nesse formato inovador. Uma boa iniciativa, não é mesmo?