No dia 22 de maio realizamos a Feira de Línguas 2019 com o tema RITMOS: HISTÓRIA, INFLUÊNCIAS, INSTRUMENTO DE PROTESTO OU CONSUMO. Este projeto envolve as turmas de 6º ao 2º ano com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre as línguas estrangeiras oferecidas na escola. O tema RITMOS proporcionou que nossos alunos conhecem ritmos tradicionais dos países hispanofalantes e de língua inglesa como, por exemplo, Bolero, Flamenco, Salsa, Sapateado e Valsa Inglesa, entre outros.
O Projeto é desenvolvido em parceria com os professores de Espanhol, Inglês, Artes e Educação Física com apoio de toda a comunidade escolar.
Nas turmas de 6º ao 8º anos, os alunos estudaram em sala de aula ritmos de origem das línguas estrangeiras oferecidas na escola, criaram trabalhos nas aulas de artes relacionados aos temas e desenvolveram uma apresentação de dança. Os alunos foram avaliados sob os critérios de pesquisa do ritmo, participação e colaboração nos ensaios, entrega do trabalho de artes, adequação do figurino e participação no dia do evento.
As turmas de 9º ao 2º anos, com base no estudo do ritmo selecionado, desenvolveram o projeto de decoração do espaço de exposição, pesquisa de figurino, atividade interativa, lembranças, gastronomia relacionada ao país de origem do ritmo e a dança.
O trabalho é desenvolvido em grupo visando à aprendizagem e resultados coletivos. A colaboração entre os alunos, professores, diretores e funcionários faz com que a escola proporcione aprendizagem de maneira lúdica e participativa. O projeto resulta em diversos benefícios para a convivência, favorece no desenvolvimento de diferentes habilidades e impacta, diretamente, na autoestima e no compartilhamento da memória afetiva.
Este ano o Diretor Fernando Venâncio fez uma parceria com as coreógrafas Alexandra Carneiro e Ana Clara Araújo, o que proporcionou coreografias elaboradas de acordo com as características principais do ritmo selecionado para cada turma. Também, levou a Feira de Línguas para um espaço amplo e aconchegante, proporcionando conforto aos alunos e presenteando os responsáveis que pela primeira vez puderam assistir as apresentações de dança.
Os figurinos belíssimos elaborados mediante as pesquisas foram confeccionados por costureiras indicadas pela professora orientadora, por responsáveis e idealizados pelos alunos, fazendo com que nosso espetáculo se tornasse inesquecível.
O dia do evento foi marcado por diferentes emoções, não há palavras que possam descrever os sorrisos, as lágrimas de alegria, a satisfação e os abraços apertados ao final de cada etapa e apresentação.