Já implementados, Google For Education e a SFB on-line evitaram que alunos perdessem conteúdo do ano letivo

Os tempos atuais têm sido um desafio: como dar andamento à vida, sem trazer riscos para si e para os seus? No quesito rotina de aprendizagem, esse dilema já estava resolvido pelo Ícone Colégio e Curso. Através do Google For Education e do Sistema de Ensino Farias Brito, professores disponibilizam textos, exercícios, videoaulas, roteiros de estudos, aulas ao vivo e simulados on-line. Além disso, possibilita que professores e alunos explorem a criatividade no uso da tecnologia.

São englobadas diversas ferramentas em que um dos principais objetivos é aperfeiçoar o ensino e torná-lo ainda mais atraente para os estudantes. Trata-se de uma solução em que são alinhadas educação e tecnologia dentro e fora das salas de aula, em qualquer hora e em qualquer dispositivo conectado à internet. O ambiente e as tarefas tornam-se mais colaborativos. É possível que diversos estudantes possam efetivamente produzir textos, desenhos, tabelas, mapas e imagens simultaneamente, mesmo que estejam em espaços físicos distintos.
Um desses estudantes é o Matheus Nohra do primeiro ano. Ele encontra-se em Minas Gerais, mas ainda sim consegue acompanhar o conteúdo do ano letivo. “Muito útil porque, mesmo em situações de pandemia, isso não afeta os estudantes do Ícone. Por exemplo, eu estou em um lugar distante da cidade propositalmente porque tenho pessoas de risco na família e com o Google Classroom não perderei matéria e conseguirei avançar normalmente como se estivesse na escola”, relata Matheus.

A tecnologia do Google for Education e do SFB possibilita que educadores possam manter o aprendizado personalizado, garantindo atividades educacionais mais estimulantes e que potencializam os resultados pedagógicos. O coordenador Élio Alencar conta: “essa experiência só foi possível graças à parceria estabelecida entre o Ícone e a maior empresa de tecnologia de informação do mundo. Desde fevereiro, nossa escola se tornou conveniada ao Google for Education, braço educacional que interliga diversas instituições de ensino no planeta. Por isso, nossa resposta ao desafio de suspender as aulas presenciais e implementar um ambiente totalmente virtual foi rápida e consistente”.

Sob a perspectiva estudantil de quem antes tinha receio sobre as mudanças, o estudante Kauã Araujo do 2ª série B afirma: ”o Ícone é uma escola que preza muito pelo contato. Em virtude do Coronavírus, não estamos podendo ter aulas presenciais e a escola adotou o método de aulas on-line, através da plataforma Google For Education e materiais de apoio pela plataforma SFB. Particularmente, estou adorando as aulas, confesso que estava com um certo receio por ser à distância, mas os professores estão se doando tanto para nos levar conhecimento que as aulas estão incríveis. A plataforma Google Meet é muito boa, pois conseguimos nos comunicar com os professores através do chat e podemos falar diretamente com o professor. As videoaulas do SFB são bem eficientes e um bom complemento na hora de estudar. Eu costumo fazer resumos das matérias do dia e através delas é bem fácil, pois, além das anotações que faço, consigo ter uma ‘segunda aula’ através dos professores do SFB. Durante esse período, os professores do Ícone Taquara estão exercendo um trabalho de excelência assim como nos dias de aulas normais. Parabéns!”.